É necessário que seu navegador esteja com o javascript habilitado
logo

Novo sistema eletrônico traz inovações para a Educação em Cachoeiro

Publicada em 13 de dezembro de 2017

Ferramenta foi desenvolvida por equipe da Dataci (foto)Ferramenta foi desenvolvida por equipe da Dataci (foto)

A Empresa de Tecnologia da Informação de Cachoeiro de Itapemirim (Dataci) está implantando um novo sistema eletrônico que beneficia a área educacional do município. Trata-se do educ@ci, uma ferramenta virtual que reúne as principais informações sobre as unidades da rede municipal de ensino de forma prática e funcional. O sistema está funcionando em caráter experimental nas escolas Lions Clube Frade e a Freira e Professor Pedro Estellita Herkenhoff, e será expandido para toda a rede em 2018.

Com a nova ferramenta, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) tem controle informatizado sobre dados de alunos, professores, funcionários da área administrativa e equipamentos das escolas. Isso inclui históricos escolares, boletins, diários eletrônicos, grade de horários, pauta eletrônica, relatório de faltas por professor e por aluno, entre outras funcionalidades.

O educ@ci também facilita o envio de informações para o sistema Educacenso, ferramenta do Ministério da Educação responsável por traçar uma radiografia detalhada da área no Brasil. Com os dados fornecidos por esse sistema, calcula-se o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e é planejada a distribuição de recursos para alimentação, transporte escolar, livros didáticos, entre outros.

Outra inovação pretendida com o educ@ci - mas ainda em fase de desenvolvimento - é o acesso via internet aos boletins escolares dos alunos pelos pais e responsáveis, o que lhes permitirá acompanhar mais de perto a vida escolar de seus filhos. Também está prevista para 2018 a disponibilização de matrícula online e identificação de presença por sistema biométrico digital.

Todos esses recursos podem ser utilizados por meio de qualquer dispositivo com acesso à internet, sejam smartphones, tablets ou notebooks.

"Esta nova ferramenta proporcionará muito mais praticipacidade e agilidade na gestão das escolas em todos os aspectos, possibilitando maior rapidez e eficiência no controle de processos e tomadas de decisões", comenta a secretária municipal de Educação, Cristina Lens Bastos.

"O educ@ci é de fácil manuseio e entendimento, e certamente representa um grande avanço na informatização dos processos da área educacional", afirma o diretor de Tecnologia da Informação da Dataci, Marcelo Cornélio.

Copyright © 2013 Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - Todos os direitos reservados
Praça Jerônymo Monteiro, 28 - Centro - Cep.: 29300-170 | SAC 156 - Tel.: 28 3155-5237