É necessário que seu navegador esteja com o javascript habilitado
logo

Nova classificação de restaurantes de Cachoeiro é divulgada

Publicada em 14 de dezembro de 2017

As visitas de fiscalização da prefeitura ocorreram de julho a setembroAs visitas de fiscalização da prefeitura ocorreram de julho a setembro

Já está pronto o novo estrelamento dos restaurantes de Cachoeiro, lista que a prefeitura emite anualmente após levantamento minucioso. Os fiscais de Vigilância Sanitária visitaram 126 estabelecimentos, entre julho e setembro.

A classificação permanece variando entre cinco e uma estrela. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), esta edição vem sendo considerada uma das mais positivas dos últimos anos. A quantidade de locais visitados vem aumentando, e o atendimento aos critérios melhorou.

Os certificados da classificação já começaram a ser entregues aos estabelecimentos e devem ser afixados em locais visíveis para o consumidor.

Ganharam a pontuação máxima, com cinco estrelas, 39 restaurantes, e 38 receberam quatro estrelas. Com três estrelas, 37. Apenas nove restaurantes receberam duas estrelas, e três ficaram com uma estrela. A lista completa pode ser conferida na área de serviços do site da prefeitura (www.cachoeiro.es.gov.br), em 'Vigilância Sanitária'.   

Foram avaliados itens como higiene no manuseio dos ingredientes, qualidade dos produtos, instalações hidráulicas e elétricas, conservação, exposição e armazenamento dos alimentos e condições de trabalho.

Para a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho, as avaliações quantitativa e qualitativa deste estrelamento são indício de que Cachoeiro se profissionaliza na área de gastronomia. Foram poucos os pontuados com uma ou duas estrelas.

“A cidade vem abraçando o segmento como parte importante do turismo, com novos hotéis e novas casas especializadas em alimentação de qualidade. E o aperfeiçoamento das condições sanitárias e práticas de prepração e entrega dos alimentos ao consumidor são fundamentais nesse processo”, aponta.

Curso em maio repassou boas práticas

De acordo com a Vigilância Sanitária, os bons números apresentados durante esta edição são resultado direto, também, do curso Boas Práticas, que a prefeitura concedeu em maio para os restaurantes. As aulas foram ministradas pela equipe do órgão, durante uma semana, na sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acisci), no bairro Guandu. No mesmo mês, participaram também açougues e padarias.

Acompanhamento para adequações continua

As inadequações sanitárias encontradas foram impostas para correção por meio de notificações. Em caso de não cumprimento, os estabelecimentos podem ser autuados ou, até mesmo, interditados.

Os critérios da fiscalização têm como base legislação federal, incluindo códigos, normas, portarias, leis, resoluções e decretos, de órgãos como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), vinculada ao Ministério da Saúde.

Copyright © 2013 Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - Todos os direitos reservados
Praça Jerônymo Monteiro, 28 - Centro - Cep.: 29300-170 | SAC 156 - Tel.: 28 3155-5237