É necessário que seu navegador esteja com o javascript habilitado
logo

Espaços culturais de Cachoeiro vão funcionar no feriado

Publicada em 14 de novembro de 2017

A Casa de Cultura Roberto Carlos (foto) é uma das opçõesA Casa de Cultura Roberto Carlos (foto) é uma das opções

Aproveite o feriado desta quarta-feira (15) para visitar, com mais tempo e tranquilidade, os espaços públicos culturais da região central de Cachoeiro de Itapemirim. As opções são ótimas para quem quer conhecer melhor parte da história do município e, também, de alguns de seus filhos ilustres.

No bairro Recanto, por exemplo, mais especificamente na rua João de Deus Madureira, está a Casa de Cultura Roberto Carlos, onde nasceu e viveu até os 13 anos o “rei”. Ficará aberta à visitação, que é gratuita, das 9h às 15h.

O imóvel, que hoje pertence à prefeitura (responsável pela restauração de sua arquitetura original), conta com diversos objetos relativos à carreira do cantor e compositor cachoeirense, como fotos, discos, quadros e instrumentos musicais.

Tem, ainda, a Casa dos Braga, na rua 25 de Março, Centro, em que viveram os irmãos escritores Rubem, considerado o “pai” da crônica moderna no Brasil, e Newton, que, além de poeta e jornalista, foi o idealizador da Festa de Cachoeiro e do título de Cachoeirense Ausente nº 1.

O local, que funcionará em mesmo horário (das 9h às 15h), abriga atualmente duas mostras sobre a família Braga de Abreu: “Minha cidade, minha casa”, com objetos diversos; e “Rubem e seus amigos artistas”, que aborda a relação entre o cronista e seus contemporâneos nas artes.

Museu Ferroviário também estará aberto

Para quem irá à Casa de Cultura Roberto Carlos, uma dica é, após visitá-la, ir até o Museu Ferroviário Domingos Lage, na Linha Vermelha, perto dali, para conferir uma exposição alusiva ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro). O espaço ficará aberto das 9h às 15h.

O público poderá conferir fotografias que retratam pessoas e manifestações da cultura afro-brasileira, bem como peças utilizadas na Comunidade Quilombola de Monte Alegre, antes e depois da escravidão, como arados artesanais e utensílios de cozinha.

Copyright © 2013 Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - Todos os direitos reservados
Praça Jerônymo Monteiro, 28 - Centro - Cep.: 29300-170 | SAC 156 - Tel.: 28 3155-5237