É necessário que seu navegador esteja com o javascript habilitado
logo

Educação: 120 vagas abertas para cursos gratuitos de Libras

Publicada em 14 de agosto de 2018

Formações têm início previsto ainda para este mês e término em dezembroFormações têm início previsto ainda para este mês e término em dezembro

A Secretaria de Educação de Cachoeiro de Itapemirim (Seme) oferece novas oportunidades de qualificação em Língua Brasileira de Sinais (Libras), com a disponibilização de 120 vagas para cursos gratuitos nos níveis básico e  intermediário.

Podem se candidatar às vagas educadores da rede municipal de ensino e público externo. As inscrições devem ser feitas, até o próximo dia 22, na sede da Seme (rua Moreira, 235, bairro Independência). O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h.

A capacitação tem o objetivo de oferecer aos participantes conhecimentos básicos da língua para melhorar e ampliar a comunicação entre a comunidade surda e a ouvinte. Para os educadores, a formação visa aprimorar o atendimento ao aluno surdo ou com perda auditiva.

Os candidatos serão classificados por ordem de inscrição. Os cursos têm início previsto ainda para este mês e término em dezembro. O aproveitamento do cursista, em relação às atividades das capacitações, será aferido por meio de atividades práticas e escritas, individuais e em grupo, que comprove o domínio básico de Libras.

“Noções básicas da língua brasileira de sinais”, “Surdez e suas especificidades” e “Intermediação na comunicação entre surdos/ouvintes” são os conteúdos da modalidade básica. Já os da intermediária são “Aprofundamento da Língua Brasileira de Sinais”, “Aprofundamento sobre surdez e suas especificidades” e “Aprofundamento intermediação na comunicação entre surdos/ouvintes”.

“Já é a segunda vez, neste ano, que ofertamos o curso. Agora, mais duas turmas de profissionais serão capacitados para atuar não só na rede municipal, mas na sociedade de forma geral. Entendemos que precisamos ampliar cada vez mais o domínio da língua de sinais, para desta forma melhorar, também, a qualidade de vida dos surdos”, avalia Cristina Lens, secretária de Educação de Cachoeiro.

Mais informações podem ser conferidas nos editais de processo seletivo publicados no Diário Oficial do Município desta terça (14), disponível no site www.cachoeiro.es.gov.br.

Copyright © 2013 Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - Todos os direitos reservados
Praça Jerônymo Monteiro, 28 - Centro - Cep.: 29300-170 | SAC 156 - Tel.: 28 3155-5237