É necessário que seu navegador esteja com o javascript habilitado
logo

Distrito de Itaoca terá núcleo do projeto Guarda Mirim

Publicada em 22 de junho de 2017

O assunto foi tratado em reunião nesta semana, com representantes da comunidadeO assunto foi tratado em reunião nesta semana, com representantes da comunidade

O distrito de Itaoca, em Cachoeiro, vai ganhar um núcleo do projeto Guarda Mirim, da Guarda Civil Municipal (GCM). A iniciativa é uma entre as que a prefeitura planeja para fortalecer a prevenção de violência e consumo de drogas entre crianças e adolescentes daquela comunidade.

O assunto foi tratado em reunião, nesta semana, entre representantes da GCM, do Centro de Referência da Juventude, da associação de moradores, da Polícia Militar, do Conselho Tutelar, das escolas locais e lideranças religiosas.

“As consequências do uso de entorpecentes na infância e adolescência são devastadoras, às vezes irreversíveis, de forma que o usuário se torna frágil perante a criminalidade e compromete tanto o seu futuro quanto o da sociedade. E a Guarda Mirim, como outros projetos e programas preventivos e sociais, tem como meta conscientizar as crianças e jovens, evitando que possam ser abraçados pela criminalidade”, destaca o subsecretário de Defesa Social de Cachoeiro e chefe da GCM, Athos Alves.

A implantação do núcleo do projeto no distrito é prevista para o mês de setembro. Atualmente, a Guarda Mirim atende, ao todo, 900 estudantes em seis escolas municipais e em sua sede, na Ilha da Luz. Além de palestras preventivas sobre temas como drogas, trânsito, respeito mútuo, disciplina e resgate de valores, oferece atividades culturais e esportivas.

Um dos resultados do projeto é o musical “Todos Contra Isadora”, que jovens atendidos voltam a apresentar no Teatro Municipal Rubem Braga na segunda-feira (26), às 18h30. E na última terça (20), o grupo de dança e teatro da Guarda Mirim, a convite do Conselho Municipal de Prevenção e Políticas Sobre Drogas, participou da abertura da Semana Nacional de Combate as Drogas, com uma apresentação em plena praça Jerônimo Monteiro.

Novos Talentos

Outra ação preventiva da prefeitura voltada ao público infantojuvenil de Itaoca é o projeto Novos Talentos, fruto de parceria entre as secretarias municipais de Cultura e de Educação. Desde março, cerca de 100 estudantes da rede municipal de ensino, com idade entre 9 e 14 anos, participam de aulas gratuitas de teatro e violão, na igreja católica local, no contraturno escolar.



Copyright © 2013 Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - Todos os direitos reservados
Praça Jerônymo Monteiro, 28 - Centro - Cep.: 29300-170 | SAC 156 - Tel.: 28 3155-5237