É necessário que seu navegador esteja com o javascript habilitado
logo

Cultura popular de Cachoeiro é retratada em livro

Publicada em 20 de novembro de 2018

Obra foi viabilizada com recursos da Lei Rubem BragaObra foi viabilizada com recursos da Lei Rubem Braga

No próximo sábado (24), a comunidade quilombola de Monte Alegre, no interior de Cachoeiro, recebe, às 19h, o lançamento do livro “Fésta: fé e festa”, de autoria do fotógrafo Luan Faitanin Volpato e do arquiteto e professor Genildo Coelho Hautequestt Filho.

A obra aborda os conceitos de fé e festa presentes nas práticas de grupos tradicionais atuantes na cidade, como os de caxambu, folias de reis, bate flechas e charola de São Sebastião. Viabilizado por meio da edição de 2017 da Lei Rubem Braga, da prefeitura de Cachoeiro, o livro conta com registros fotográficos de Luan e pesquisa de Genildo.

Para Luan, “o processo de registro fotográfico de nossos grupos folclóricos é extremamente enriquecedor. A fotografia nos leva ao centro do que há de mais sagrado e tradicional para as pessoas que perpetuam suas tradições em nossa cidade, e nos conecta à vida delas. Em troca das experiências e dos ensinamentos, retribuo com imagens repletas de cores, movimentos, expressões e, principalmente, valores e significados”.

“Este livro é fruto de muitos anos de vivências e aprendizagens nas comunidades tradicionais de Cachoeiro. Sempre me impressionou a fé e a devoção desses homens e mulheres, e a forma como esses sentimentos vão sendo transmitidos às novas gerações. Apesar de todas as adversidades, esses homens e mulheres fazem questão de manter vivas essas tradições. Essa é a maior lição de vida que eles podem nos dar”, conta Genildo, também autor de “Fésta”.

Na ocasião, também ocorrerá o encerramento do projeto “Roda do Mês”, que vem sendo desenvolvido em Monte Alegre desde o início do ano, e consiste na transmissão de conhecimentos sobre o tradicional grupo de caxambu “Santa Cruz” aos jovens do quilombo. Além de uma grande roda de caxambu, também haverá apresentações de diversos grupos pertencentes à Associação de Folclore de Cachoeiro de Itapemirim e também provenientes de outras cidades do sul do estado – muitos deles retratados no livro “Fésta”. O projeto “Roda do Mês” é financiado pelo Funcultura, da Secretaria de Estado da Cultura – Secult, por meio do Edital 8 – Culturas Populares.

Como chegar

Seguir pela BR482 (sentido Cachoeiro x Alegre) e virar à direita no trevo de Burarama. Após a Fazenda do Incaper, virar à direita e seguir por mais 8 km de estrada não pavimentada (que passa por dentro da Floresta Nacional de Pacotuba) até a comunidade de Monte Alegre.

Lei Rubem Braga

A Lei Rubem Braga é uma política pública de fomento da produção cultural de Cachoeiro. Anualmente, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo lança um edital para seleção de propostas em 11 áreas: Música; Dança; Teatro, circo e ópera; Cinema, fotografia e vídeo; Literatura; Artes plásticas, artes gráficas e filatelia; Folclore e capoeira; Carnaval; Artesanato; História; e Preservação e restauração de acervo e patrimônio histórico e cultural de museus e centros culturais.

Para o edital de 2018 foram disponibilizados R$ 500 mil para financiamento dos projetos aprovados. O resultado da seleção deverá ser divulgado até o fim do ano.  

Copyright © 2013 Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - Todos os direitos reservados
Praça Jerônymo Monteiro, 28 - Centro - Cep.: 29300-170 | SAC 156 - Tel.: 28 3155-5237