É necessário que seu navegador esteja com o javascript habilitado
logo

Conferência, concerto e show abrem a Bienal Rubem Braga nesta terça (15)

Publicada em 14 de maio de 2018

A atriz Narjara Turetta será uma das participantes da conferência de aberturaA atriz Narjara Turetta será uma das participantes da conferência de abertura

A sétima edição da Bienal Rubem Braga, maior evento literário do Espírito Santo, começará na noite desta terça-feira (15) em Cachoeiro. Até o próximo domingo (20), último dia de programação, a Praça de Fátima, no Centro, receberá cerca de 60 atrações culturais gratuitas.

A abertura será às 18h30, no Auditório Marco Antônio de Carvalho, com o concerto “As músicas que Rubem Braga gostaria de ouvir”, da Orquestra Sinfônica do Sul do Espírito Santo (Osses). O repertório intercalará clássicos da música erudita, canções populares e versões de trilhas sonoras cinematográficas.

Logo após, haverá sessão solene e, às 20h, conferência com o tema “Rubem e a arte que interliga cidades”. As conferencistas serão a jornalista e professora universitária cearense Ana Karla Dubiela, que escreveu três livros sobre o “sabiá da crônica”, e a atriz, apresentadora e dubladora Narjara Turetta, com diversos trabalho em televisão, teatro e cinema no currículo – ela representou uma das personagens da novela da TV Globo “O Outro Lado do Paraíso”, recém-finalizada.

“Vai ser a minha terceira participação na bienal, a primeira como palestrante. O livro que eu vou lançar no evento, ‘As cidades de Rubem Braga e W. Benjamin – flanando entre Rio, Cachoeiro e Paris’, é o fechamento de um ciclo de dez anos de pesquisa e, com certeza, será muito especial compartilhar um pouco do que pesquisei - sobretudo o que eu abordei nessa última obra, pois o campo de estudos sobre cidades e literatura está muito em voga”, comenta Ana Karla.

Narjara, por sua vez, terá como uma de suas incumbências principais na conferência realizar leituras dramáticas de alguns dos textos de Rubem. “Eu estou muito feliz, muito honrada com o convite. Vai ser uma honra estar aí com esse povo tão querido, de uma cidade que eu ainda não conheço, ouço muito falar e tinha muita vontade de conhecer”, disse a artista em mensagem gravada em vídeo.

Fechando a noite, a jovem cantora Clara Marins subirá ao Palco Sérgio Sampaio com o show “Musas”. Em sua apresentação, Clara promete valorizar, em repertório e performance, aspectos da liberdade e autonomia femininas.

Programação recheada

Contando com a participação de mais de cem escritores e artistas, entre produtores locais e personalidades de renome nacional, a 7ª Bienal Rubem Braga terá uma programação recheada, com atrações para os mais diversos tipos de público. As atividades, parte delas com necessidade de inscrição prévia, incluem mesas de debate sobre literatura, lançamento de livros, oficinas, shows, contação de histórias, feira do livro, exibição de filmes e apresentações de teatro, dança e performance.

Na edição deste ano, a proposta é homenagear três amigos célebres do cronista cachoeirense: Candido Portinari, Sérgio Buarque de Holanda e Vinicius de Moraes. As mesas de debate e outras atrações culturais farão referência às obras e ao legado de cada um deles.

Nas oficinas culturais gratuitas, que incluem desde temáticas artísticas até capacitações para empreendedores, foram ofertadas mais de 3 mil vagas, com 960 delas direcionadas a crianças e adolescentes de 7 a 12 anos. O público infantojuvenil também será beneficiado com muitas opções de atividades, que terão como objetivo proporcionar momentos de lazer e despertar nos pequenos o interesse pelo universo literário.

Vale destacar, ainda, que haverá shows musicais em todos os dias da bienal. Além de Clara Marins, se apresentarão Cabine 65, Duda Felippe, Zero 28 Band e as atrações nacionais Jackson Antunes e Fernando Anitelli, que apresentará o repertório da banda O Teatro Mágico em voz e violão.

“Nós conseguimos estabelecer importantes parcerias para a edição deste ano e lançamos também editais de chamamento de artistas, o que tornou todo o processo de organização da Bienal ainda mais rico e transparente. Esperamos que o público aproveite bastante todas as atrações gratuitas disponíveis nesses cinco dias em que Cachoeiro, honrando sua tradição, vai respirar cultura”, projeta a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.

Eventos dentro da Bienal

A Bienal também vai abrigar dois eventos com abordagens específicas. Um deles é o Encontro Brasileiro de Literatura Fantástica, marcado para sábado (19), que vai reunir 12 autores do gênero, seis deles do Espírito Santo: Braga Junior, Elysanna Louzada, Romulo Perrone, Tatiana Mareto, Romulo Felippe e L. P. Faustini. Os outros seis, que virão do Rio de Janeiro, são Diogo Ramos, Leonardo Reis, João Paulo Silveira, André Regal, Ana Lúcia Merege e Gabriel Tennyson.

O outro é o Encontro Capixaba de Contadores de História, marcado para domingo (20). As discussões sobre os desafios de encantar o público com belas narrativas terão a participação de Elisa Franchianni, Edson Nascimento e Dalisa Campos Miranda, profissionais da área reconhecidos no estado, além de Canuta Caetano, Ormy Caetano e Maria Laurinda Adão, expoentes da tradição da narrativa oral em Cachoeiro.

A Bienal

A 7ª Bienal Rubem Braga é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), apoiada pelo governo do estado, Unimed Sul Capixaba, Sebrae, Sesc, Senac, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes - campus Cachoeiro), TV Gazeta Sul e jornais ES de Fato, Aqui Notícias e Folha do ES.

A programação completa, totalmente gratuita, bem como o espaço para inscrição nas atividades (naquelas que necessitam), podem ser acessados no site oficial: bienalrubembraga.cachoeiro.es.gov.br.

Abertura da 7ª Bienal Rubem Braga

Quando: Terça-feira (15)

Local: Praça de Fátima, Centro de Cachoeiro

Programação:

Auditório Marco Antonio de Carvalho

18h30 - Concerto "As músicas que Rubem Braga gostaria de ouvir", com a Osses - Orquestra Sinfônica do Sul do Espírito Santo

19h - Sessão Solene de Abertura

20h - Conferência de Abertura: "Rubem e a arte que interliga as cidades", com Ana Karla Dubiela (CE) e Narjara Turetta (RJ)

Palco Sérgio Sampaio

21h – Musas por Clara Marins (ES)

Copyright © 2013 Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - Todos os direitos reservados
Praça Jerônymo Monteiro, 28 - Centro - Cep.: 29300-170 | SAC 156 - Tel.: 28 3155-5237