É necessário que seu navegador esteja com o javascript habilitado
logo

Cachoeiro ganha sua primeira faixa exclusiva para ônibus

Publicada em 04 de julho de 2018

A faixa exclusiva começou a valer na Bernardo Horta nesta quarta-feira (4)A faixa exclusiva começou a valer na Bernardo Horta nesta quarta-feira (4)

Cachoeiro já conta há alguns anos com as faixas ou corredores prioritários para ônibus. Agora, ganha seu primeiro corredor exclusivo. A novidade é válida desde a manhã desta quarta-feira (4), após pintura na rua Bernardo Horta, uma das mais movimentadas da cidade.

A mudança, na verdade, foi uma adaptação, já que o trecho tinha a área prioritária. De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Semdurb), a medida tem base em proposta prevista no Plano Municipal de Mobilidade e é adotada em grandes cidades do Brasil e de outros países.

Visualmente, o novo corredor tem o acréscimo de uma estreita faixa azul, que caracteriza a restrição, e, nas proximidades da rua adjacente, a Mário Pires, a marca branca quadriculada, inédita no trânsito da cidade. Essas marcas indicam área de cruzamento por cima de faixa exclusiva.

“Estamos aguardando a realização dos testes no trânsito previstos para as proximidades da (igreja Nossa Senhora da) Consolação para anunciar mais novidades para essa região, muito importante para a economia do município e de grande movimento. A intenção é melhorar cada vez mais a eficiência e a qualidade do transporte público”, destaca Jonei Petri, secretário municipal de Desenvolvimento Urbano.

A priorização do Transporte Público é uma exigência da Lei Federal de Mobilidade Urbana. A previsão da prefeitura é de que este segundo semestre tenha instalação de outras faixas para ônibus, prioritárias.

A partir da implantação do corredor exclusivo, comete infração grave qualquer veículo em movimento fora da área quadriculada ou mesmo parado. O motorista perde cinco pontos na CNH, e a multa é de R$ 127,69.

Copyright © 2013 Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - Todos os direitos reservados
Praça Jerônymo Monteiro, 28 - Centro - Cep.: 29300-170 | SAC 156 - Tel.: 28 3155-5237