É necessário que seu navegador esteja com o javascript habilitado
logo

Bienal: auditório lotado para debater Vinicius de Moraes e a criatividade

Publicada em 17 de maio de 2018

As personalidades pesquisadas pelos convidados foram alvo de muito interesse do públicoAs personalidades pesquisadas pelos convidados foram alvo de muito interesse do público

Na noite de quarta (16), em seu segundo dia de programação, a 7ª Bienal Rubem Braga contou com auditório cheio para debater vida e obra de Vinicius de Moraes e o processo criativo. Participaram os escritores José Castello, Moisés Liporage e Tom Farias, todos do Rio de Janeiro.

A partir das perguntas da plateia, ficou claro o forte interesse em saber mais sobre a relação entre os três convidados e as personalidades que foram alvo de pesquisa em seus trabalhos. A mesa-redonda teve como tema “Se todos fossem iguais a você – o entusiasmo criador”.

Tom Farias revelou que, para biografar a escritora Carolina Maria de Jesus, frequentou muitos dos locais por onde ela passou. “É preciso entrar na vida da pessoa sobre a qual vamos escrever. Seguir os passos dela”, defendeu.

Liporage e Castello citaram a importância da dedicação em pesquisa também na ficção, para criar bases sólidas para a criação literária.

Porém, o modo como Vinicius de Moraes se dedicava à vida e à escrita acabou dominando o bate-papo. Castello escreveu biografia sobre o “Poetinha” e teve a oportunidade de repassar aos participantes o que observou.

Para ele, a marca de Vinicius é a paixão, palavra que se destaca no título da biografia. “Para os escritores que estão jogando sério, que não fazem literatura pelo dinheiro, a escrita é algo muito íntimo. Sem paixão, não se faz nada”, aponta.

Esta e outras mesas redondas se concentram no Auditório Marco Antonio de Carvalho. A Bienal segue na Praça de Fátima até este domingo (20), realização da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), apoiada pelo governo do estado, Unimed Sul Capixaba, Sebrae, Sesc, Senac, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes - campus Cachoeiro), TV Gazeta Sul e jornais ES de Fato, Aqui Notícias e Folha do ES.

A programação completa, totalmente gratuita, pode ser acessada no site oficial: bienalrubembraga.cachoeiro.es.gov.br.

Copyright © 2013 Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - Todos os direitos reservados
Praça Jerônymo Monteiro, 28 - Centro - Cep.: 29300-170 | SAC 156 - Tel.: 28 3155-5237