É necessário que seu navegador esteja com o javascript habilitado
logo

Apoio ao desenvolvimento das comunidades rurais foi foco de ações em 2017

Publicada em 22 de dezembro de 2017

Mais de 100 km de estradas rurais receberam melhoriasMais de 100 km de estradas rurais receberam melhorias

Melhorias em mais de 100 km de estradas rurais, a realização de uma feira regional de agronegócios, apoio para reservação de água no campo em tempos de chuvas escassas e o fortalecimento dos canais de comercialização dos produtos da agricultura familiar estão entre as principais ações da Secretaria de Agricultura e Interior de Cachoeiro (Semai) em 2017.

Na 1ª Exposul Rural, promovida em parceria com o Sindicato Rural, em junho, o setor agropecuário do sul capixaba mostrou sua força: R$ 2 milhões em negócios fechados ou prospectados, sucesso de público e outros resultados positivos que incentivaram a realização da segunda edição, marcada para abril de 2018.

Outra novidade foi a Feira Agroecológica, criada em conjunto com a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), e que, desde julho, acontece aos domingos, das 10h às 14h, no Perim Center (também apoiador da ação), no bairro Caiçara. Nesse ambiente, os consumidores encontram hortaliças e legumes cultivados sem utilização de agrotóxicos e de forma sustentável, além de produtos da agroindústria, como queijos, pães e bolos.

Também foi inaugurado em Soturno, no mês de setembro, o quinto polo da Feira Livre da Agricultura Familiar, que atende a moradores da região e a servidores da prefeitura que ali residem. Funciona às quartas, a partir das 18h, no ginásio de esportes do distrito.

Destaca-se ainda, nesse segmento, os ajustes feitos pela Semai no funcionamento do polo da Praça de Fátima, conhecido como Feira do Servidor, realizada às sextas, às 18h, atendendo a um total de 2.700 servidores da prefeitura de Cachoeiro beneficiários do tíquete-feira.

“Apesar das dificuldades que enfrentamos em 2017, nossos resultados foram excelentes. Conseguimos atender à expectativa dos agricultores e das comunidades rurais com pontualidade e com serviços de qualidade”, resumiu o secretário municipal de Agricultura e Interior, Robertson Valladão.

Confira mais destaques do balanço anual da Semai:

Mais de 200 reservatórios de água

A retenção hídrica no campo foi garantida pela Semai, durante este ano, com trabalho de construção de reservatórios de águas das chuvas. No total, mais de 200 caixas secas e pequenas barragens foram feitas em mais de 100 propriedades rurais, o que tem ajudado os produtores a enfrentar os príodos de estiagem.   

Patrulha mecanizada atende mais de 300 produtores

Mais de 300 produtores foram atendidos pela ação de patrulha mecanizada, coordenada pela Secretaria de Agricultura de Cachoeiro, com vários serviços, como aração, gradagem, encanteiramento, abertura de estradas, confecção de silagem, transportes diversos (desde saibro a produtos da Feira da Agricultura Familiar).

Mercados municipais

Por meio da atual gestão da Secretaria de Agricultura, foi concluída a reforma do Mercado Municipal Quincas Leão, no bairro Guandu. Conhecido como Mercado da Pedra, o espaço, que conta com 16 permissionários, voltou a funcionar em maio.

A Semai também elaborou o projeto de reforma do Mercado Municipal São João (localizado no bairro Amarelo), que aguarda autorização para abertura de processo licitatório da obra.

Incentivo às agroindústrias

Como forma de apoiar às agroindústrias de Cachoeiro e, assim, garantir a qualidade de seus produtos, a Secretaria de Agricultura passou a disponibilizar a seus proprietários assessoria técnica especializada nas etapas de produção, embalagem, rotulagem e comercialização, tudo com acompanhamento do Serviço de Inspeção Municipal.

A Semai também tem assessorado à Associação dos Apicultores (Abelha Amizade) na construção da nova Casa do Mel, viabilizada com recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (FMDRS).

Nesse sentido, tem ainda o Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Leite, cuja edição mais recente, deste ano, reuniu 80 inscritos (foram 19 em 2016) e investiu, em prêmios, R$ 13 mil.

Concluída construção de 17 moradias populares em Monte Alegre

A Secretaria Municipal de Agricultura retomou e concluiu a construção de 17 moradias populares em Monte Alegre, no distrito de Pacotuba, e ali instalou, em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), uma estação de água para atender à comunidade quilombola.

Erguidos em regime de mutirão, com mão de obra dos próprios moradores e apoio técnico da prefeitura, os imóveis foram viabilizados por meio do Programa Nacional de Habitação Rural, o “Minha Casa, Minha Vida Rural”.

Copyright © 2013 Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - Todos os direitos reservados
Praça Jerônymo Monteiro, 28 - Centro - Cep.: 29300-170 | SAC 156 - Tel.: 28 3155-5237