É necessário que seu navegador esteja com o javascript habilitado
logo

Alunos vencem mostra estudantil de ciências com aspirador movido a vento

Publicada em 20 de novembro de 2017

Foram apresentados, no total, 15 trabalhos de grupos de alunos de 13 unidades municipais de ensinoForam apresentados, no total, 15 trabalhos de grupos de alunos de 13 unidades municipais de ensino

Com motor de impressora de computador, filtro de TNT (tecido não tecido), arame, garrafa pet, cano de máquina de lavar, tampa de cola branca e outros itens reutilizáveis, além de muita criatividade, um grupo de seis alunos da escola municipal Anacleto Ramos, de Cachoeiro de Itapemirim, criou uma espécie de aspirador de pó movido a vento.

E foi com este projeto, intitulado “Aspi-Eólico”, que eles venceram a 1ª Mostra Estudantil de Ciências e Artes de Cachoeiro, promovida pela prefeitura, nesta segunda-feira (20), na unidade municipal de ensino Galdino Theodoro da Silva. “Levamos pouco mais de uma semana para montar o aspirador. E, para nós, ganhar é uma maravilha”, festejou o estudante Gabriel Inácio Martelete.

O evento expôs, ao todo, 15 trabalhos de grupos de alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de 13 escolas municipais, elaborados a partir do tema “A Natureza que inspira: Sustentabilidade, Criatividade e Inovação”. Os projetos foram avaliados por representantes do município, do Centro Universitário São Camilo e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Além da Anacleto Ramos, foram premiadas as unidades municipais de ensino Julieta Deps Tallon, que ficou em 2º lugar com o trabalho “Manta Térmica”, e Waldy Freitas, que obteve a 3ª colocação com o projeto “Reutilizar sim, desperdiçar não”.

Os estudantes das três escolas vencedoras que trabalharam em seus projetos ganharam, cada um, dois ingressos para o cinema. Além disso, os alunos campeões da Anacleto Ramos e os vices da Julieta Deps Tallon foram premiados, ainda, com um vale-lanche para duas hamburguerias da cidade. Já os três professores das unidades vitoriosas receberam hospedagem, com acompanhante, para dois hotéis no balneário de Iriri, em Anchieta.

“A mostra, hoje, fortaleceu nossas ações, pois os alunos e seus docentes foram protagonistas de um fazer pautado no potencial criativo. Observar a grandiosidade dos projetos científicos apresentados nos deixa firmes no propósito de incentivar ações nesse perfil criativo e inovador”, considerou a secretária de Educação de Cachoeiro, Cristina Lens.

“Parabéns aos professores que se envolveram nessa iniciativa, ajudando esses jovens a organizarem suas ideias e, então, criarem esses experimentos interessantes”, completou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Felipe Macedo.

Organizada pelas secretarias municipais de Educação (Seme) e de Desenvolvimento Econômico de Cachoeiro (Semdec), a mostra contou com apoio das pastas de Cultura (Semcult) e de Meio Ambiente (Semma) e, também, do Sindicato Rural, do Cine Unimed, da São Camilo e do Ifes, dentre outros parceiros.

Copyright © 2013 Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - Todos os direitos reservados
Praça Jerônymo Monteiro, 28 - Centro - Cep.: 29300-170 | SAC 156 - Tel.: 28 3155-5237