Institucional

História do Polo

Cachoeiro de Itapemirim está localizado na Região Sul do Espírito Santo e possui em seu entorno 23 municípios, totalizando uma população de aproximadamente 700.000 habitantes. O Município possui diversas instituições de Ensino Superior que oferecem cursos de formação inicial (graduação) e continuada (extensão, aperfeiçoamento e pós-graduação), dentre estas, duas públicas: o Polo Municipal da UAB de Cachoeiro de Itapemirim e um Campus do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes.

O Polo da UAB de Cachoeiro foi credenciado pelo MEC no ano de 2007 e criado através da Lei Municipal Nº 6393, de 29 de dezembro de 2009. Tem como Mantenedor, no Ministério da Educação, o Exmº Prefeito Municipal e vale ressaltar que, em cumprimento de uma das responsabilidades perante o MEC, a Municipalidade investiu no ano de 2009 na finalização do prédio onde funciona atualmente o Polo de Apoio Presencial da UAB de Cachoeiro de Itapemirim, espaço este compartilhado com o CECAPEB.

É importante destacar que no segundo semestre do ano de 2006, a UFES inaugurou o Projeto Piloto do curso em Administração a distância da UAB, concretizado por meio de parceria estabelecida entre o MEC/SEED, Banco do Brasil e Instituições Federais e Estaduais de Ensino Superior. Curso este, inicialmente, ofertado em Cachoeiro no antigo cre@ad - Centro Regional de Educação Aberta e a Distância, espaço dotado de infraestrutura física e tecnológica, motivo pelo qual foi autorizado o vestibular do curso piloto da UAB em nosso Município , antes mesmo do credenciamento pelo MEC do Polo Municipal da UAB de Cachoeiro.

O Polo atualmente oferta Cursos de Graduação, Especialização e Aperfeiçoamento, da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, através do ne@ad e do Instituto Federal do Espírito Santo- Ifes, por meio do CEAD. Os cursos são ofertados no Polo UAB de Cachoeiro mediante Acordos de Cooperação Técnica, estabelecidos entre MEC/CAPES/UAB, as IES credenciadas UFES e Ifes e a Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, onde cada partícipe se compromete ao que lhes é de responsabilidade.

A UAB oportuniza autonomia aos Municípios na escolha dos cursos a serem a ofertados nos Polos, mediante aceitação das Prefeituras Municipais. O Polo UAB na Prefeitura de Cachoeiro está diretamente ligado à Secretaria Municipal de Educação - SEME.

O Polo também está diretamente ligado às IES que ofertam os cursos em Cachoeiro, de Itapemirim, ou seja, UFES e Ifes, onde as ações são discutidas e implementadas, juntamente com o ne@ad e o CEAD.


Crédito: Joelma Cellin

Funcionários do Polo UAB de Cachoeiro de Itapemirim

Coordenação
Joelma Cellin

Secretaria do Polo
Vera Lúcia Costa dos Anjos
Mary Jane Alves Tavares

Biblioteca
Thiago Silva Neves

Técnico de Informática
Carlos Eduardo Martins Machado

Tutores Presenciais dos Cursos Ofertados no Polo

Licenciatura em Informática - SEAD/IFES
Marinete Rosa Carolino

Licenciatura em Pedagogia - SEAD/IFES
Luciana Marta Alves Silva

Licenciatura em Letras - SEAD/IFES
Verônica Eugenio Pereira

Licenciatura em Artes Visuais - SEAD/UFES
Andressa Guedes Ribeiro

Licenciatura em Física- SEAD/UFES
Humberto Matteini Pereira de Oliveira

Licenciatura em Filosofia- SEAD/UFES
Renata Costa de Andrade Martins

Licenciatura em História- SEAD/UFES
Regina Rosa Puppim

Pós-Graduação "Gestão em Saúde" - SEAD/UFES
Carlos Eduardo Dilen da Silva

Pós-Graduação "Matemática na Prática" - SEAD/IFES
Fernanda Soares da Silva Bonato

Pós-Graduação "Educação, Pobreza e Desigualdade Social" - SEAD/UFES
Roberta Taddei Moreira Mathielo

Pós-Graduação "Educação em Direitos Humanos" - SEAD/UFES
Denize Gomes Duarte

Pós-Graduação "Epidemiologia" - SEAD/UFES
Raquel Santos Lombardi

Pós-Graduação "Oratória, Transversalidade e Didática da Fala para Formação de Professores" - SEAD/UFES
Luciana Rogerio Souza Maia

 

 


Universidade Aberta do Brasil - Polo Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - ES - Todos os direitos Reservados © 2011
Rodovia Engenheiro Fabiano Vivácqua - S/N - Cidade Universitária - Bairro Dr. Luiz Tinoco da Fonseca (Morro Grande) - CEP: 29.313-230 - Telefax: 28-3521-3938